Roadmap e transparência

01. Registo do domínio e alojamento web

Em Dezembro de 2022 foi registado o domínio cward(.pt), adquirido o espaço de alojamento web partilhado e um certificado de segurança SSL com a empresa WebTuga, marca registada de Dream Fusion IT Services, Lda.

02. Website

O site da CWARD funciona com o gestor de conteúdo mais popular e seguro do mercado WordPress, o que nos oferece uma base de trabalho simples e apelativo, principalmente na parte criativa.

Algumas funcionalidades do site provêm da utilização de plugins existentes na base de dados do WordPress, criados por programadores da plataforma e partilhados para a comunidade, a titulo de exemplo o plugin Cyberpress, totalmente gratuito, é utilizado pela CWARD para gerir jogadores, equipas e ligas.

Em Maio de 2023 foi criado ainda o cward.lol um site para encurtar hiperligações e de acesso gratuito à comunidade.

03. Redes Sociais

A Dezembro de 2022 foi criada a primeira rede social da CWARD, a nossa página Twitter.

04. Apresentação do projeto

Após o registo da CWARD junto da WebTuga, de serem escritos os primeiros artigos e inseridas as primeiras equipas e jogadores na nossa base de dados foi enviado um e-mail de prevenção respeitando a Política de Privacidade para a utilização de imagens dos clubes e das fotografias dos jogadores assim como dados pessoais.

05. Formação de equipa

A equipa foi criada pelo editor Luís Casanova, à equipa juntaram-se numa fase inicial Afonso Henriques como editor, Miguel Paiva como editor e Fábio Alves como cronista, em 2023 tivemos a adição de Carolina Martins como results reporter, Luís Gomes como editor e Maria Senos como editora, designer e results reporter.

A CWARD está a aceitar o registo de novos editores, designers ou gestores de redes sociais ainda que de forma voluntária ou freelancer.

06. Registo de marca e consolidação da CWARD

Em Dezembro de 2022 o projeto foi lançado oficialmente a partir do seu site web e do Twitter, para 2023 e 2024 esperamos consolidar a nossa posição como uma fonte de informação fidedigna, construir uma equipa de confiança e séria como referenciado na alinha 05.

A CWARD é hoje uma marca registada junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI em nome de Luís Miguel Casanova Fernandes pela solicitadora Sandra Teixeira dos Santos com o número de processo 701690.

07. Registo da CWARD como meio de Comunicação Social

O registo junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social encontra-se em estudo por meios legais.